Num universo de 1.181 quilômetros de litoral, onde se encontram praias badaladas, praias intocadas, de mar aberto, próximas à foz de rios, e estuários que misturam águas doces e salgadas, manguezais e ilhas, sempre é uma tarefa difícil escolher qual a que deve ser frequentada durante a estadia na Bahia. Tudo vai depender do tipo de lazer que você vai querer: o simples banho de mar com a família, que requer águas mornas e tranquilas, do esporte radical como o surf, ou aquelas longas caminhada e, cenários repletos de coqueirais, e muita disposição. O litoral da Bahia, o maior do Brasil, tem de tudo um pouco.
Nos 1.181 quilômetros do litoral baiano, o que não falta é atrações. Restingas, como no Baixo Sul e Península de Maraú, mar aberto ideal para o surf, como em Itacaré, praias paradisíacas límpidas, mornas e transparentes, como em Porto Seguro, Arraial D`Ajuda, ou falésias que assumem um multicolorido ao final da tarde, de Trancoso até Mucuri, na divisa da Bahia com o Espírito Santo. Tem de tudo. Isso sem falar no Litoral Norte, a partir de Salvador, até a divisa com Sergipe, na |Baía de Todos os Santos e a própria capital baiana, com seus mais de 60 quilômetros de praias, em três orlas distintas.
Como não dá para enumerar todas, selecionamos algumas que podem fazer parte do seu roteiro para suas próx9imas viagens, tão logo superemos a pandemia do coronavírus (Covid 19):
Salvador
Na agitada capital baiana, selecionamos três praias que atendem a gostos diferentes. A primeira delas, no coração da badalação do carnaval e perto de toda infraestrutura turística e de serviços da cidade, é a Praia do Porto da Barra, marco da fundação da cidade é uma das mais frequentadas. Águas mornas e límpidas, é ideal para quem quer curtir a família e as crianças.
Um pouco mais adiante, já nos limites norte da cidade, com o município de Lauro de Freitas, a Praia de Stella Maris é a ideal para quem quer curtir badalação e esporte como o surf, ou simplesmente quer ter conforto e comodidade. E já no interior da Baía de Todos os Santos, a Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Bandeira Azul Internacional, localizada na Ilha dos Frades (Salvador tem mais duas ilhas – Maré e Bom Jesus). Para chegar lá basta uma viagem de escuna ou lancha que sai do Terminal Turístico de Salvador, e faz o percurso em menos de uma hora.
Litoral Norte
O caminho é um so: a Estrada do Coco/ Linha Verde. Nessa rodovia litorânea, três praias merecem ser visitadas: Na Estrada do Coco, a Praia de Guarajuba, Bandeira Azul Internacional, paraíso dos new rich e descolados, Itacimirim, também Bandeira Azul Internacional, na foz do Rio Pojuca; e Praia do Forte, já na Linha Verde, antiga vila de pescadores a 80 quilômetros de Salvador, e que se tornou um dos destinos turísticos mais procurados na Bahia. Com piscinas naturais, ideais para banhos de mar com as crianças, é boa para a prática de esportes aquáticos e mergulho.
Baixo Sul
Entre Morro de São Paulo, Ilha de Boipeba ou a Península de Maraú, a escolha se torna mais difícil. Em Morro de São Paulo é imperdível a Segunda Praia, onde se concentram os restaurantes, barracas e pousadas, que costumam realizar festas dia e noite. São pouco mais de 350 metros de extensão de águas calmas e piscinas naturais. Mas na região, a Praia de Garapuá, logo após a chamada 5ª Praia de Morro de São Paulo, tem características inigualáveis. O acesso é difícil, apenas por barco, trator ou carros 4×4. A praia possui águas profundas, ideais para nadar, pescar e mergulhar com snorkel. A Lagoa de Garapuá é outro atrativo do local.
Por fim, Moreré, na vizinha Ilha de Boipeba, formada por uma enseada. Atravessando o rio, bancos de areia permitem longas caminhadas até às piscinas naturais em alto mar, formadas na maré baixa, que possuem águas calmas e cristalinas e recifes de corais. Pela beleza da fauna e flora subaquática, o local é ideal para mergulhos de observação. Já na Península de Maraú, também conhecida como a Polinésia Brasileira, os sete quilômetros da Praia de Taipus de Fora é uma espécie de santuário ecológico pela diversidade de ecossistemas, é ponto especial de mergulho de estudos, com uma piscina natural com fauna e flora marinhas.
Sul
Itacaré é um dos paraísos do surf no Brasil. E nessa cidade, encravada entre o mar e a foz do Rio de Contas, existem praias paradisíacas, algumas isoladas entre morros e a exuberância da Mata Atlântica. E entre elas, a Praia de Tiririca, próxima ao centro da cidade. Pequena e rústica, é cercada por costões de pedra e mar agitado, com formação de ondas longas, rápidas, tubulares e constantes. Com estas características, a praia é ideal para prática de surf, sendo o point dos praticantes na Bahia e palco de etapas do campeonato estadual. Para quem gosta de longas caminhadas, em areia dura e extensos coqueirais, Canavieiras, a 82 quilômetros de Ilhéus, oferece esse tipo de opção. A maior parte de suas praias é deserta.
Extremo Sul
Para quem quer sair um pouco da badalação do centro de Porto Seguro, entre Trancoso e Arraial D`Ajuda, a Praia do Espelho, a 20 km de Trancoso é um dos destinos mais procurados do sul da Bahia. É comum as pousadas à beira mar oferecerem um conforto a mais, o nos gazebos à beira-mar, que a noite são iluminados por velas. Praia de águas tranquilas e de tom esverdeado, compõe um cenário inesquecível.
Trancoso ainda oferecem mais duas opções: a semideserta Praia do Satu, nas proximidades da aldeia dos [índios Pataxós, em Caraíva, extremo sul da Bahia. O local é repleto de coqueirais, lagoas de águas doce e falésias avermelhadas, além dos recifes de corais que formam piscinas naturais de águas cristalinas, propícias para mergulho de observação. Com acesso difícil, barco e depois caminhada de 40 minutos, a praia conta com a conhecida e antiga Barraca do Satu, ali a mais de 30 anos. E também a Praia do Rio Verde, uma das mais famosas de Trancoso No local, badaladas barracas e beach clubs agitam festas diurnas. As águas cristalinas têm pontos calmos para banhos e ondas fortes para prática de surf.